A reorganização do layout como estratégia de otimização da produção
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v34i2.1126Abstract
As organizações estão inseridas em ambientes competitivos que exigem o aprimoramento das práticas na área de manufatura, destacando o arranjo físico como um grande desafio na gestão industrial. Este artigo teve como objetivo demonstrar a importância do layout como uma forma de aumentar a competitividade de organizações. A consolidação teórica partiu dos conceitos de layout, dos diferentes modelos existentes e investimentos associados à minimização de custos. Assim, estabeleceu-se uma compreensão do fluxo produtivo organizacional e a sensibilidade necessária para reflexões sobre a melhoria de processo em uma indústria produtora de cilindros hidráulicos na Serra Gaúcha. A metodologia utilizada foi de um estudo exploratório e descritivo, realizado através de um estudo de caso. Para tanto, a pesquisa contou com dados primários realizados através de entrevistas semiestruturadas e dados secundários coletados a partir de documentos e relatórios organizacionais. O resultado do estudo apontou oportunidades de aperfeiçoamento no fluxo produtivo, propiciando a conquista de maior capacidade de produção e incremento nos lucros para a organização, antecipando o retorno sobre o capital investido no negócio.Downloads
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