A relação entre liderança e cultura organizacional: um estudo realizado em uma IES

Authors

  • Andressa Gonçalves Fundação Universidade Regional de Blumenau – Departamento de Administração
  • Nicole Pasini Trevisol Fundação Universidade Regional de Blumenau – Departamento de Administração
  • Mauricio Capobianco Lopes Fundação Universidade Regional de Blumenau – Departamento de Administração
  • Joseane da Silva Soethe Fundação Universidade Regional de Blumenau – Departamento de Administração

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v10i2.1201

Abstract

A realização desta pesquisa teve como objetivo identificar os estilos de liderança e qual o tipo de cultura organizacional presente na instituição de ensino superior pesquisada, bem como a relação entre esses dois artefatos no contexto educacional estudado. Para tal, buscou-se como referenciais teóricos o conceito de cultura organizacional, liderança transacional e transformacional e ainda, a relação entre cultura e liderança. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário “in loco” com 94 gestores de uma das unidades da instituição estudada, a fim de compreender as relações entre quatro tipos de cultura: clã, hierárquica, inovativa e de mercado - juntamente com dois estilos de liderança: a transacional e a transformacional. Os resultados indicaram que a cultura de clã foi a que mais representa a instituição estudada, conforme os seus respondentes e o estilo de liderança dos seus gestores é representado pela liderança transformacional. A pesquisa revelou ainda quais os tipos de cultura são mais ou menos toleráveis a determinado estilo de liderança, por meio da técnica estatística de correlação de Spearman.

Palavras-chave: Níveis de Cultura. Liderança. Gestão. Instituição de Ensino Superior.

Published

2015-03-17

How to Cite

Gonçalves, A., Trevisol, N. P., Lopes, M. C., & Soethe, J. da S. (2015). A relação entre liderança e cultura organizacional: um estudo realizado em uma IES. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 10(2), 85. https://doi.org/10.15675/gepros.v10i2.1201

Issue

Section

Articles