EQUÍVOCOS NA METODOLOGIA DE FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: ANÁLISE DA METODOLOGIA ADOTADA PELO SEBRAE

Authors

  • Divonsir de Jesuz da Silva Dutra
  • Kazuo Hatakeyama
  • Luiz Alberto Pilatti
  • João Luiz Kovaleski

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.142

Abstract

A Metodologia de formação do preço de venda adotada e disseminada pelo SEBRAE às micro e pequenas empresas brasileiras desde 1990 apresenta a tendência de se obter lucro sobre os impostos incidentes na venda. Nesta metodologia, a margem de lucro utilizada é aplicada sobre os custos mais os impostos. O presente trabalho teve como objetivo a análise da metodologia adotada pelo SEBRAE e, em conseqüência, pelas micro e pequenas empresas brasileiras. A metodologia utilizada no desenvolvimento do presente foi a análise detalhada das variáveis que compõem a metodologia adotada teoricamente embasada onde, através de ensaios matemáticos, deduziram-se as fórmulas utilizadas aplicando-se em um exemplo prático, evidenciando- se os equívocos existentes. Os principais resultados encontrados foram: 1) a metodologia estudada apresenta lucro sobre os impostos embutidos nos preços; 2) as empresas que utilizam essa metodologia, apropriam-se de lucro sobre os demais custos variáveis de venda e não só sobre os impostos; 3) A metodologia analisada confunde margem de contribuição com margem de lucro. Esses resultados levaram a apresentação de uma nova metodologia que propicia margem de lucro sobre o preço de venda líquido, não havendo incidência deste sobre os impostos ou sobre os custos variáveis de venda. Palavras–chave: Programação de produção; Heurística e Adiantamentos e Atrasos Penalizados.

Published

2005-11-01

How to Cite

Dutra, D. de J. da S. ., Hatakeyama, K., Pilatti, L. A., & Kovaleski, J. L. (2005). EQUÍVOCOS NA METODOLOGIA DE FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: ANÁLISE DA METODOLOGIA ADOTADA PELO SEBRAE. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (1), Pag. 66. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.142

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)