Mudanças no processo de trabalho advindas da certificação ISO 9001 em uma organização do setor de saúde
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.178Resumo
O presente trabalho foi realizado em uma empresa certificada ISO 9001, do setor de saúde, localizada em Minas Gerais. Teve por objetivo identificar as mudanças organizacionais no processo de trabalho, advindas da certificação. Por meio de pesquisa qualitativa, observação participante e pesquisa documental verificou-se uma reorganização do sistema de trabalho, sendo evidenciadas mudanças nas dimensões: pessoas, trabalho, informação e tecnologia. Além disso, identificou-se que o sistema de gestão da qualidade implementado configura-se como ferramenta essencialmente controladora do trabalho. Palavras-chave: Gestão da qualidade; Mudança; Processo de trabalhoDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.