Proposta de aplicação do método DMAIC para melhoria da qualidade dos produtos numa indústria de calçados em Alagoa Nova-PB
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v32i4.974Resumo
A busca por melhorias e por produtos que atendam um mercado cada vez mais exigente faz com que as empresas desenvolvam e apliquem ferramentas da engenharia da qualidade. Estas abordagens possibilitam resolver as não conformidades ou desenvolver produtos com qualidade superior, bem como evitar desperdícios e reduzir custos. A empresa Alfa localizada no município de Alagoa Nova-PB, produtora de calçados, apresenta problemas nesse quesito. O objetivo geral deste estudo é propor a utilização do método DMAIC Define (definir), Measure (medir), Analyze (analisar), Improve (aperfeiçoar) e Control (controlar) para a melhoria dos produtos. Para a consecução do objetivo foi realizada uma entrevista com os responsáveis pela qualidade da empresa, seguindo um roteiro estruturado. Foi elaborado um plano de ação de acordo com o método DMAIC que tornou possível a verificação das alterações do processo produtivo e auxiliou no alcance dos objetivos organizacionais. Foi evidenciada que o problema da empresa, alvo deste estudo, é o alto índice de des-colamento das sandálias da categoria High encontrado no CD (Centro de Distribuição) da empresa Beta (cliente interno), localizada na filial situada no município de Campina Grande-PB.
Palavras-chave: Gestão da Qualidade. Modelo DMAIC. Indústria de Calçados.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.