Importância da avaliação do ciclo de vida na análise de produtos: possíveis aplicações na construção civil

Autores

  • Maria Fernanda Nóbrega dos Santos Universidade do Sagrado Coração
  • Rosane Aparecida Gomes Battistelle Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Clara Yoshiko Hori Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Plínio Silvio Julioti Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.882

Resumo

Atualmente, muito se tem discutido sobre o reaproveitamento de resíduos em novos materiais de construção e uma infinidade de pesquisas vem sendo desenvolvidas, com base neste objetivo. Porém, antes que estes produtos possam ser chamados de “sustentáveis” e que efetivamente um sistema de reciclagem seja implantado, é imprescindível que se compreendam todos os aspectos envolvidos nesta ação e, principalmente, quais os reais ganhos para o setor produtivo e principalmente, para o meio ambiente, se isto ocorrer. Para que se possa obter um quadro geral de todos os aspectos ambientais e impactos potenciais associados a estes produtos, durante seu ciclo de vida completo, a metodologia mais adequada é a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é estabelecer um panorama atual dos estudos de ACV, seu histórico, importância, normas, metodologia empregada e aplicações vinculadas à construção civil. Espera-se, assim, que se possa obter um cenário mais completo das influências da realização de um estudo de ACV, bem como estabelecer uma contribuição para a avaliação dos produtos e processos específicos da construção civil, divulgando a importância do uso desta ferramenta no setor.

Palavras-chave: Avaliação do Ciclo de Vida; Sustentabilidade; Construção civil.

Biografia do Autor

Rosane Aparecida Gomes Battistelle, Universidade Estadual Paulista - UNESP

A pesquisadora possui graduação em Engenharia Civil pela Unesp de Bauru (1986), com Mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1991), com doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2002) e Pós Doutoramento, na área de novos materiais na Universidade de Aveiro - PT (2009-2010). Atualmente é professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, materiais alternativos, e em chapas de particulas compostas de resíduos agroindustriais.

Downloads

Publicado

2012-03-05

Como Citar

Santos, M. F. N. dos, Battistelle, R. A. G., Hori, C. Y., & Julioti, P. S. (2012). Importância da avaliação do ciclo de vida na análise de produtos: possíveis aplicações na construção civil. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (2), 57. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.882

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)