Reorganização do arranjo físico da caldeiraria de uma empresa do setor metalomecânico por meio do método de Planejamento Sistemático de Layout – SLP
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v11i2.1391Resumo
O arranjo físico correto é relevante para a eficiência operacional da empresa. Este trabalho propõe a reorganização do arranjo físico da caldeiraria de uma empresa metalomecânica localizada na cidade de Araras/SP, tendo por objetivo a melhoria do fluxo de produção. Utilizou-se o método do Planejamento Sistemático de Layout (SLP), sendo que a pesquisa de campo foi dividida nas etapas: obtenção de informações detalhadas sobre o processo e o produto; reuniões com as partes interessadas; determinação do inter-relacionamento das atividades; análise das necessidades de espaço; desenvolvimento do novo arranjo físico. O novo arranjo físico alocou espaço para aquisição de novas máquinas; redistribuiu o maquinário existente por centros de especialidade; transferiu o descarregamento de matéria-prima para dentro do barracão, maximizando o uso das pontes rolantes e mantendo o estoque próximo ao almoxarifado; reduziu o fluxo de empilhadeiras; foram demarcados novos corredores de movimentação; e as áreas de pintura foram isoladas. Concluiu-se que o método SLP mostrou-se eficiente na criação de um arranjo físico.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.