Nível de excelência organizacional em melhoria contínua: estudo de caso em organizações do ramo automotivo
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.161Resumo
O artigo apresenta uma discussão sobre os aspectos relacionados à eficiência e à eficácia da gestão da melhoria contínua. A proposta do trabalho é apresentar essa prática como uma tecnologia que extrapola os limites do cumprimento normativo dos sistemas de gestão da qualidade. Para tanto, realizou-se um trabalho fundamentado nos pressupostos do múltiplo estudo de caso, tendo, como elementos empíricos de investigação, organizações do ramo automotivo do sul de Minas Gerais. A partir da descrição das organizações investigadas, que caracaterizam os níveis de excelência organizacional em melhoria contínua, discute-se sobre a sustentação e evolução da melhoria contínua, viabilizados pelo processo de aprendizagem organizacional. O estudo aponta para necessidade de articulação das atividades de treinamento e educação, pertinentes ao desenvolvimento e maturação da gestão dessa tecnologia. Busca enfatizar, portanto, a relevância da integração dos sistemas técnico e social como base para melhoria contínua, por meio do aperfeiçoamento e potencialização de competências que definem o nível da sua excelência. Palavras-chaves: Melhoria contínua; qualidade; Maturidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.