A quarta forma de verticalização da cadeia reversa: um estudo de caso no setor da borracha
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v2i2.744Resumo
Devido à preocupação ambiental existente e a necessidade das empresas explorarem ao máximo suas competências, para que essas se tornem um diferencial competitivo, está imersa a logística reversa. A logística reversa é caracterizada por ser um movimento reverso na cadeia de suprimentos, em que os produtos percorrem o caminho inverso; em outras palavras, partindo dos clientes finais e chegando aos fornecedores. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo explorar a cadeia reversa de pós-consumo, através da visão de uma empresa prestadora de serviços de reciclagem, buscando classificar o tipo de atuação dessa empresa. Este trabalho se caracteriza por ser um estudo exploratório, com uma abordagem qualitativa, no qual se utilizou do questionário semi-estruturado como técnica de coleta de dados. O presente trabalho apresenta como principais resultados: a classificação da empresa analisada como um agente de logística reversa, a identificação da quarta forma de verticalização da cadeia reversa e os benefícios econômicos, financeiros e ambientais gerados por essa cadeia. Ao final, são apresentadas sugestões de estudos futuros. Palavras-chave: Cadeia Reversa; Logística Reversa; Setor da Borracha.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.