O desenvolvimento de currículo em periódicos internacionais, nos anos de 2004 a 2007
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v4i3.778Resumo
A oferta de cursos de qualidade é uma preocupação das organizações de ensino. A utilização do desenvolvi- mento de currículos, nos cursos de engenharia, pode contribuir para sua adequação às necessidades dos seto- res produtivos, da sociedade e dos estudantes. A pesquisa objetiva mapear o “estado da arte” sobre o tema. Em específico, foi caracterizada a produção bibliográfica de periódicos internacionais, em língua inglesa, nos anos de 2004 a 2007. Os procedimentos utilizados foram sistematizados e as diferenças de conceitos existentes, ma- peados. Utilizou-se o descritor Thesaurus “curriculum development” como palavra-chave. Foram selecionados 28 artigos. Os resultados demonstraram que as publicações estão dispersas em variados meios e têm diversida- de proporcional de autores, o que implica em descontinuidade de artigos nas revistas e também, trabalhos com a mesma autoria. Aproximadamente, 68% dos artigos se utilizam da pesquisa participante para a consecução dos objetivos. Constatou-se que a maioria dos autores utiliza uma abordagem de projeto de currículo, o que contrasta com a visão mais completa. É importante compreender essa diferenciação conceitual, pois é causa de distinções nos resultados das investigações e desenvolvimento da área. Palavras-chave: Currículo; Desenvolvimento; Engenharia; Melhoria.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.