Um estudo sobre a adoção dos programas e ferramentas da qualidade em empresas com certificação ISO 9001: estudos de casos múltiplos
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.852Resumo
O processo de certificação ISO 9001 ganha cada vez mais importância para as organizações, que procuram atingir benefícios relacionados à produtividade, qualidade dos produtos e processos e aumento da participação no mercado. Para manter os benefícios da certificação, as organizações adotam programas e ferramentas da qualidade, de acordo com suas necessidades, buscando a melhoria contínua dos processos organizacionais. Pelo exposto, o trabalho tem o objetivo de identificar quais os programas e ferramentas da qualidade mais utilizados e os benefícios e dificuldades encontrados pelas organizações, durante o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade e da certificação ISO 9001. Para o seu desenvolvimento, adotou-se o método de pesquisa qualitativa, a partir da realização de estudos de casos múltiplos, com empresas do setor gráfico, de baterias automotivas, de peças automotivas e peças de máquinas e equipamentos, localizadas em duas cidades do interior paulista-Bauru e Sorocaba. Ao final, conclui-se que a adoção dos programas e ferramentas da qualidade é importante para a manutenção da gestão da qualidade, independentemente do segmento da empresa e que os programas e as ferramentas mais utilizados, são o 5 S, Gráfico de Pareto e Diagrama de Ishikawa, enquanto os benefícios e dificuldades variam de acordo com o segmento e a história da organização.Contudo, é possível observar que muitos são os programas e ferramentas da qualidade disponíveis na literatura, porém poucos são os utilizados pelas empresas. Palavras-chave: Gestão da Qualidade; Certificação ISO 9001; Programas e Ferramentas da Qualidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.