A configuração da área de compras e o trabalho do comprador nas montadoras: novas atribuições e perfil

Autores

  • José Carlos de Souza Lima
  • Roberto Marx

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.209

Resumo

O presente artigo estuda o trabalho do comprador na indústria automobilística, analisando seu perfil profissional e as qualificações assumidas, a partir da década de 90, em duas montadoras localizadas no ABC Paulista. Considera que as novas relações de fornecimento, a aplicação das filosofias just in time/kanban e produção enxuta (lean production), a intensificação do uso da Internet e do EDI (Electronic Data Interchange) nas transações, envolvendo a cadeia produtiva e a internacionalização do setor automotivo, além de aumentar o escopo e a importância da área de compras, modificaram a atuação do comprador, induzindo-o a exercer um papel mais proativo na condução do relacionamento entre montadora e fornecedores. Palavras-chave: compras; competências; estrutura de compras; ética.

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Publicado

2008-03-01

Como Citar

Lima, J. C. de S., & Marx, R. (2008). A configuração da área de compras e o trabalho do comprador nas montadoras: novas atribuições e perfil. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (1), Pag. 11. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.209

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