A configuração da área de compras e o trabalho do comprador nas montadoras: novas atribuições e perfil
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.209Resumo
O presente artigo estuda o trabalho do comprador na indústria automobilística, analisando seu perfil profissional e as qualificações assumidas, a partir da década de 90, em duas montadoras localizadas no ABC Paulista. Considera que as novas relações de fornecimento, a aplicação das filosofias just in time/kanban e produção enxuta (lean production), a intensificação do uso da Internet e do EDI (Electronic Data Interchange) nas transações, envolvendo a cadeia produtiva e a internacionalização do setor automotivo, além de aumentar o escopo e a importância da área de compras, modificaram a atuação do comprador, induzindo-o a exercer um papel mais proativo na condução do relacionamento entre montadora e fornecedores. Palavras-chave: compras; competências; estrutura de compras; ética.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.