Análise ergonômica no transporte manual de cargas: Um estudo de caso em uma empresa de produção de cimento
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i1.1627Resumo
O estudo tem como finalidade analisar a atividade de transporte manual de sacos de 50kg em uma empresa de produção de cimento através da análise ergonômica do trabalho (AET), identificando os fatores ambientais e as condições de trabalho dos carregadores. Para que fosse possível a AET, foram utilizados registros fotográficos, vídeos e entrevistas, abordando aspectos sobre o levantamento, transporte e manuseio dos sacos de cimento, assim como a observação da postura dos carregadores durante a execução da atividade. Com isso, foram levados em consideração, tanto os aspectos qualitativos, quanto os quantitativos, evidenciados pelo uso de instrumentos para determinação da concentração dos agentes no ambiente, bem como algumas ferramentas de gestão, como o diagrama de causa e efeito e entrevistas efetuadas durante a pesquisa de campo. Constatou-se que o elevado índice de absenteísmo na atividade está relacionado ao controle rígido de produtividade, excesso de levantamento e transporte manual de pesos e movimentos repetitivos de flexão do tronco. A partir dos resultados evidenciados na AET, foi possível propor medidas preventivas e algumas alterações no ambiente laboral.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.