Avaliação da logística de distribuição de produtos em uma empresa de e-commerce
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.140Resumo
Todas as empresas, físicas ou ponto-com, são acometidas diariamente por problemas que envolvem a alocação de veículos e a programação das seqüências de atendimento. Objetiva-se, em geral, melhorar a eficiência dos processos, reduzindo custos e aumentando o nível de serviço oferecido aos clientes. Neste contexto define-se o Problema de Roteirização de Veículos (PRV), que consiste em designar roteiros, iniciando e terminando o percurso em um depósito ou centro de distribuição, respeitando todas as restrições do problema ao menor custo possível. Para resolver este problema métodos heurísticos são utilizados, em função da dificuldade da aplicação de algoritmos exatos em problemas práticos. Um estudo de caso foi realizado em uma empresa física e ponto-com, localizada na cidade de São Paulo, com o objetivo de avaliar seu processo de distribuição. Um modelo matemático para o PRV (BODIN et al., 1983) foi implementado, utilizando a linguagem de modelagem LINGO. As soluções obtidas pela empresa foram comparadas com as obtidas pelo método de Clarke e Wright (1964) e com as soluções obtidas pelo LINGO. Os resultados demonstram a aplicabilidade desses métodos para problemas práticos de pequeno porte. Palavras-Chave: Logística; Comércio eletrônico; Problema de roteirização de veículos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.