Estratégias de financiamento do capital de giro em empresas do setor alimentício
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.144Resumo
O presente trabalho tem como finalidade principal a identificação das estratégias de financiamento do capital de giro, das empresas do setor alimentício, listadas na Bovespa, buscando identificar possíveis padrões de financiamento dentro dos segmentos que compõem este setor. Inicialmente, são feitas algumas considerações sobre o papel das decisões de financiamento, na gestão do capital de giro das empresas, com base nos perfis financeiros do modelo dinâmico de Fleuriet, além de serem apresentadas os tipos de estratégias possíveis de serem adotadas para essa finalidade. A seguir, é apresentado um panorama geral do setor. Por fim, são feitas análises dos demonstrativos de 11 empresas do setor, no período de 2002 a 2004, com a finalidade da identificação dessas estratégias. Os resultados mostraram a existência de padrões de financiamento mais conservadores, no setor cafeeiro e mais agressivos, nos segmentos de carnes e de laticínios, além da nãoidentificação de padrões no setor de grãos. Palavras-chaves: Capital de Giro; Padrão de Financiamento; Perfis Financeiros.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.