O envio de mala direta eletrônica como condição facilitadora para o consumo: um estudo teórico-empírico
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.306Resumo
Algumas teorias da ação amplamente utilizadas, como a Teoria do Comportamento Planejado (TCP), visam explicar e prever o comportamento do consumidor a partir das intenções comportamentais. Porém, em determinados comportamentos, as intenções explicam apenas uma pequena parte deles, sendo necessário investigar outras variáveis que possam melhorar o poder de explicação desses modelos. O modelo de Triandis, apresentado em 1979, sugere que a presença de condições facilitadoras pode, ao lado da intenção e do hábito, explicar e prever o comportamento. Este trabalho analisa o impacto do envio de mala direta aos clientes de uma videolocadora virtual como uma condição facilitadora segundo o modelo de Triandis, verificando, através dos registros eletrônicos, que a utilização deste recurso provoca um aumento no número de locações com relação ao comportamento usual dos clientes. Palavras-chave: Mala direta eletrônica; Comportamento do consumidor, Condições facilitadorasDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.