Aplicação do pensamento Lean Office e mapeamento do fluxo de valor no processo de concepção de unidades bancárias de uma empresa do setor financeiro
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v11i3.1464Resumo
O presente trabalho objetiva realizar uma análise crítica dos efeitos da aplicação do Lean Office no processo de concepção de unidades bancárias de uma empresa do setor financeiro e como a implementação desse pensamento pode contribuir com a produtividade, reduzindo tempo de execução. Realizada uma revisão de literatura a respeito do Sistema Toyota de Produção e estudos sobre seus métodos, com avanço para o pensamento enxuto e consequente aplicação do Lean em serviços e Office. Realizado um levantamento bibliográfico e documental sobre os conceitos de Lean e os procedimentos para abertura de agências bancárias. Elaborado o Mapa do Estado Atual modelando os procedimentos operacionais atuais. Após a identificação e análise dos desperdícios, foram propostas redução de prazo, eliminação e agrupamento de etapas, com a consequente realização do Mapa do Estado Futuro, a implantação e acompanhamento das etapas, bem assim, a mensuração dos ganhos estimados de tempo na operação, sendo observada, uma redução estimada de 45% do prazo, em dias, do início ao final do processo, concluindo-se que a implantação do Pensamento Lean Office contribuiu com o processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.