Desenvolvimento de simuladores para jogos de empresa: abordagens ao design
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.185Resumo
Diante do visível crescimento do uso de jogos de empresas, no ensino de engenharia de produção e demais áreas de formação profissional, a ausência de referências sistematizadas pode se configurar em obstáculo ao desenvolvimento de novos jogos e simuladores. Neste contexto, buscou-se, no presente estudo bibliográfico, apresentar os principais elementos estruturais no desenvolvimento de simuladores para jogos de empresa. Assim, três abordagens ao design de simuladores (GOOSEN, 1981; TEACH, 1990; HALL, 2005) são analisadas em termos gerais, das quais, quatro elementos estruturais do desenvolvimento de simuladores são destacados e tratados em maior profundidade: (a) cenários (GOOSEN, 1981); (b) decisões (KEYS; BIGGS, 1990); (c) modelagem de algoritmos (GOLD; PRAY, 1983; GOOSEN, 1986; TEACH, 1990b; GOLD; PRAY, 2001); e (d) métodos de avaliação do desempenho de participantes de jogos de empresa (ANDERSON; LAWTON, 1988, 1990). O conjunto de estudos, aqui sintetizado e analisado, pode configurar-se em importante fonte de referência para novos desenvolvedores de simuladores para jogos de empresa e estudiosos da área. Palavras-chave: Simuladores; Jogos de empresa; Design de simuladores.Downloads
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