Uma alternativa de baixo custo para análise da atividade ergonômica: medição e registro de movimentos dos membros superiores (MMSS)
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v4i4.511Resumo
Este artigo apresenta o resultado parcial de um estudo que enfoca uma proposta de solução alternativa e de baixo custo possibilitando a medição e o registro dos ângulos de articulações formados pelos membros superiores humanos, durante a execução de atividades de um trabalhador. Essa medição e esses registros são realizados no momento da observação de uma atividade de trabalho pelos ergonomistas. A metodologia englobou o levantamento bibliográfico, a seleção de ferramentas computacionais a serem utilizadas e a construção do protótipo da solução, usando técnicas da realidade virtual, a aplicação da solução e a elaboração das considerações finais, a partir das entrevistas informais realizadas. Constatou-se que realmente a proposta, em foco, tem um custo considerável baixo em comparação com métodos tradicionais e que precisa ser estendida para atender às necessidades de observação das atividades nos postos de trabalho. Palavras-chave: Análise da Atividade Ergonômica; Ergonomia; Membros Superiores; Visão Computacional; Realidade Aumentada; Realidade Virtual.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.