Uma alternativa de baixo custo para análise da atividade ergonômica: medição e registro de movimentos dos membros superiores (MMSS)

Autores

  • Altemar Sales de Oliveira
  • Rosa Amelita Sá Menezes da Motta
  • Saulo Bárbara de Oliveira
  • Gerson Gomes Cunha

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v4i4.511

Resumo

Este artigo apresenta o resultado parcial de um estudo que enfoca uma proposta de solução alternativa e de baixo custo possibilitando a medição e o registro dos ângulos de articulações formados pelos membros superiores humanos, durante a execução de atividades de um trabalhador. Essa medição e esses registros são realizados no momento da observação de uma atividade de trabalho pelos ergonomistas. A metodologia englobou o levantamento bibliográfico, a seleção de ferramentas computacionais a serem utilizadas e a construção do protótipo da solução, usando técnicas da realidade virtual, a aplicação da solução e a elaboração das considerações finais, a partir das entrevistas informais realizadas. Constatou-se que realmente a proposta, em foco, tem um custo considerável baixo em comparação com métodos tradicionais e que precisa ser estendida para atender às necessidades de observação das atividades nos postos de trabalho. Palavras-chave: Análise da Atividade Ergonômica; Ergonomia; Membros Superiores; Visão Computacional; Realidade Aumentada; Realidade Virtual.

Downloads

Publicado

2008-12-01

Como Citar

Sales de Oliveira, A. ., Sá Menezes da Motta, R. A., Bárbara de Oliveira, S., & Gomes Cunha, G. (2008). Uma alternativa de baixo custo para análise da atividade ergonômica: medição e registro de movimentos dos membros superiores (MMSS). Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 4(4), 166. https://doi.org/10.15675/gepros.v4i4.511

Edição

Seção

Artigos