Avaliação de uma unidade de processamento de roupas de serviços de saúde a partir da análise ergonômica do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.521Resumo
Este estudo objetivou verificar o uso de Equipamentos de Proteção Individual, bem como as condições do espaço fisico, os índices de temperatura e do nível sonoro de uma Unidade de Processamento de Roupas de Serviço de Saúde (UPRSS). O estudo foi desenvolvido em uma UPRSS localizada na cidade de Viçosa - MG, envolvendo nove funcionárias com tempo de serviço superior a quatro anos na instituição. Utilizou-se como método de estudo a AET, além de observações, anotações, entrevista estruturada e semi estruturada. Em relação à temperatura e ruído, verificou-se que estas variáveis dentro da Unidade estavam dentro dos limites aceitaveis estiulados pela NR15. Constatou-se que as funcionárias faziam uso do EPI e tinham conhecimento sobre os riscos que o local de trabalho oferecia: risco de acidentes, contaminação, lesões musculares, alergias provocadas por produtos químicos e riscos mecânicos. A partir dos resultados, definiu-se um conjunto de ações visando melhorar a organização e a compreensão dos postos de trabalho, considerando um horizonte temporal de curto, médio e longo prazo.
Palavras-chave: Análise Ergonômica do Trabalho; Unidade de Processamento de Roupa de Serviço de Saúde; EPI.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.