Um diagnóstico empresarial sob a perspectiva do ciclo de vida organizacional e comportamento do empreendedor
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.536Resumo
O objetivo deste artigo é elaborar um processo metodológico que auxilie a identificação dos aspectos a serem desenvolvidos pelas empresas e empreendedores para estimular a evolução dos negócios na direção desejada, seja esta o seu crescimento, sua estabilização ou até mesmo a sua venda. Para isto utiliza-se da metodologia de pesquisa exploratória, abordando-se inicialmente a teoria sobre Ciclo de Vida Organizacional (CVO) e Comportamento dos Empreendedores. A seguir, propõe-se um processo que enquadra o negócio no CVO de Churchill e Lewis e analisam-se as características comportamentais de seus empreendedores para, assim, realizar-se um diagnóstico completo da organização e gerar-se uma série de recomendações para ações futuras. Por fim, o processo é aplicado a uma companhia produtora de frutas localizada no sul de Santa Catarina e os resultados obtidos são apresentados. Com isto, constata-se que o conhecimento construído nos empreendedores pelo processo metodológico proposto mostra-se eficaz na identificação de ações potenciais que levem o empreendimento à situação futura desejada. No entanto, é importante ressaltar que tais constatações são limitadas pelo fato de serem provenientes de uma única aplicação prática.
Palavras-chave: Ciclo de vida Organizacional; Empreendedor; Decisão; Avaliação; Agronegócio; Fruticultura.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.