Eficiência de custeio a partir da aplicação simultânea do custeio baseado em atividades e do custeio baseado em tempo
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.641Resumo
Este artigo discute a aplicação simultânea do Custeio Baseado nas Atividades (ABC) e do Custeio Baseado no Tempo e Invertido por Atividade (TDABC) em uma empresa de usinagem de peças agrícolas. Essa simultaneidade é entendida, neste artigo, como aplicação de uma abordagem mista, denominada ABC-TDABC, já que leva em consideração uma parte metodológica do ABC, baseando-se em Cooper e Kaplan (1980) e outra do TDABC, adaptada de Kaplan e Anderson (2008). Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é descrever, de acordo com os autores acima, qual o formato mais eficiente desse custeio no tocante à sua utilização, isto é, como esse modo de custeio pode ser mais eficiente e eficaz nas tomadas de decisões referentes ao ciclo operacional que o ABC convencional. Os resultados apresentaram diversos aspectos relevantes, como, por exemplo, a identificação da “conta facear e furar”, que é tratada como onerosa dentro do processo produtivo, cabendo ao gestor de custos um gerenciamento mais detalhado, tendo em vista a diminuição do tempo de execução da atividade. Consequentemente, essa atitude pode diminuir o custo da referida atividade. Esse modo de custeio demonstrou também a necessidade de se elaborar um projeto modelo-piloto, que teria os dados quantitativos fomentados por um sistema de base de dados paralelo ao sistema da contabilidade. Caso contrário, podem obter-se os mesmos resultados apresentados pelos custeios tradicionais.
Palavras-chave: ABC; TDABC; Custeio e Gestão de Custos
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.