A tecnologia de identificadores de rádio freqüência na logística interna industrial: pesquisa exploratória numa empresa de usinados para o setor aeroespacial
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v2i2.750Resumo
A Tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID) está se disseminando mundialmente, principalmente nas aplicações referentes à administração de materiais. A abrangência dessa tecnologia permite aos gestores aplicações em vários processos de negócios e soluções, referentes à rastreabilidade e controle . Este artigo apresenta impactos da aplicação de RFID na logística interna. O estudo é delimitado a processos de usinagem, onde, atualmente, a utilização de etiquetas de códigos de barra não atende às necessidades de detecção, identificação e rastreabilidade dos materiais envolvidos, devido às condições ambientais inapropriadas, como, por exemplo, a presença de óleos e contaminantes nas peças e dispositivos. Este estudo classifica-se como exploratório e foi realizado no ano de 2007, em uma indústria de componentes usinados para o setor aeroespacial, o qual analisa a implantação e uso desta tecnologia em seus processos. Espera-se neste artigo, que o aprendizado resultante deste estudo, permita a disseminação de experiências e práticas do uso do RFID. Palavras-chave: RFID; Administração de Materiais; Rastreabilidade; Logística Interna.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.