Modelo de decisão multiatributo para classificar o nível de importância dos atributos que influenciam a aquisição de bens duráveis
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v32i4.820Resumo
Muitos são os atributos objetivos e subjetivos que influenciam os indivíduos no momento da aquisi-ção de um bem durável. Inúmeros estudos estatísticos são realizados com o intuito de avaliar quais são estes fatores, dentro de uma população específica. Contudo, existem situações, que envolvem um pequeno grupo de decisores (DMs) (m ≤ 20), em que uma análise estatística não é apropriada. Além disso, normalmente, a avaliação de atributos subjetivos é feita por meio de uma escala nomi-nal. No entanto, em geral, os indivíduos apresentam dificuldades neste tipo de avaliação. Por isto, neste artigo propõem-se um modelo para medir a influência de atributos no momento da aquisição de um bem por um pequeno grupo de decisores. Este combina dois métodos: (1) o uso do Procedi-mento Revisado de Simos, para realizar a inferência das preferências dos atores envolvidos por meio de uma ordenação dos atributos utilizando um procedimento de “jogos de cartões”; e (2) o método Electre Tri para agregar as preferências dos m decisores. Conclui-se que o modelo é eficiente na mensuração do nível de importância dos atributos, bem como em sua categorização.
Palavras-chave: Decisão em Grupo. Atributos Subjetivos. Aquisição de Bens. Procedimento Revisado de Simos. Método Electre Tri.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.