Modelo de decisão multiatributo para classificar o nível de importância dos atributos que influenciam a aquisição de bens duráveis

Autores

  • Marcele Elisa Fontana Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v32i4.820

Resumo

Muitos são os atributos objetivos e subjetivos que influenciam os indivíduos no momento da aquisi-ção de um bem durável. Inúmeros estudos estatísticos são realizados com o intuito de avaliar quais são estes fatores, dentro de uma população específica. Contudo, existem situações, que envolvem um pequeno grupo de decisores (DMs) (m ≤ 20), em que uma análise estatística não é apropriada. Além disso, normalmente, a avaliação de atributos subjetivos é feita por meio de uma escala nomi-nal. No entanto, em geral, os indivíduos apresentam dificuldades neste tipo de avaliação. Por isto, neste artigo propõem-se um modelo para medir a influência de atributos no momento da aquisição de um bem por um pequeno grupo de decisores. Este combina dois métodos: (1) o uso do Procedi-mento Revisado de Simos, para realizar a inferência das preferências dos atores envolvidos por meio de uma ordenação dos atributos utilizando um procedimento de “jogos de cartões”; e (2) o método Electre Tri para agregar as preferências dos m decisores. Conclui-se que o modelo é eficiente na mensuração do nível de importância dos atributos, bem como em sua categorização.

Palavras-chave: Decisão em Grupo. Atributos Subjetivos. Aquisição de Bens. Procedimento Revisado de Simos. Método Electre Tri.

Biografia do Autor

Marcele Elisa Fontana, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Engenharia de Produção Agroindustrial pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2008) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente é doutorando e professora temporária da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2014-05-13

Como Citar

Fontana, M. E. (2014). Modelo de decisão multiatributo para classificar o nível de importância dos atributos que influenciam a aquisição de bens duráveis. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 32(4), 161. https://doi.org/10.15675/gepros.v32i4.820

Edição

Seção

Artigos