Estratégia de gestão de plataformas em serviços: caso de uma empresa de design de ambientes
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v10i1.1205Abstract
A gestão de plataformas é uma ferramenta estratégica para empresas de vários portes, mas carecede estudos no setor de serviços. O objetivo desse artigo é investigar uma utilização da gestão deplataforma, desenhada para alcançar flexibilidade modular e dinâmica operacional em projetos deserviços. A plataforma estudada é avaliada como um recurso estratégico de um caso particular. Foramanalisadas as contribuições desse recurso na perspectiva da teoria da Visão Baseada em Recursos(VBR) e de Marketing de Serviços (MS) com o propósito de analisar seus efeitos no desempenhoda empresa. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso exploratório em uma empresade design de ambientes físicos. A técnica de coleta de dados abrangeu uma observação participante,análise de documentos e grupo focal com as gestoras da empresa. A pesquisa mostrou que a gestãoda plataforma constitui um recurso estratégico que auxilia o planejamento das capacidades operacionaisinternas, posicionamento no mercado e melhor atendimento ao cliente.Visão Baseada em Recursos.
Palavras-chave: Empresa de Serviços. Gestão de Plataformas. Marketing de Serviços.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.