Análise comparativa entre a teoria e prática de ensino em graduação em Engenharia de Produção
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.393Abstract
Este trabalho objetiva analisar comparativamente o planejamento e a execução de uma disciplina de graduação em Engenharia de Produção, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em relação às proposições teóricas sobre ensino em engenharia. Enfatizando o plano e os métodos de ensino utilizados pelo professor na disciplina Economia de Empresas, o estudo é desenvolvido, a partir da análise do plano da disciplina, do acompanhamento presencial da execução das aulas e da aplicação de um questionário, junto aos alunos que cursaram a disciplina, durante o primeiro semestre do período letivo de 2008. Como resultado, verificou-se que o plano de ensino não apresentava objetivos voltados para a aprendizagem dos alunos, mas, sim, exclusivamente para o conteúdo. Além disso, verificou-se que a técnica de desenvolvimento da aprendizagem mais utilizada foi o estudo de caso. O trabalho conclui que ainda existem falhas na compreensão de professores e alunos, quanto a questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem e aponta a necessidade de ações de conscientização neste sentido.
Palavras-chave: Planejamento e execução de disciplina; Graduação em Engenharia de Produção; Melhoria do ensino.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.