Aplicação do Gerenciamento de Tempo conforme o Guia PMBOK® em empreendimento habitacional em Brasília
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v9i3.949Abstract
A competitividade no setor de construção civil exige das empresas investimento em metodologia efi-ciente de planejamento e controle de obras, a fim de permitir domínio pleno do projeto. Um eficiente gerenciamento de projetos resulta no aumento da probabilidade de sucesso das atividades e na fina-lização dessas conforme prazos, custos e escopo planejados, bem como de acordo com a qualidade requerida. Este trabalho contempla a aplicação do gerenciamento de tempo em um empreendimento habitacional em Brasília e baseia-se em um modelo de gerenciamento padrão, recomendado pelo Pro-ject Management Institute (PMI). Esse modelo é especificado e detalhado no Project Management Body of Knowledge (PMBOK®) 4ª Edição. Para o desenvolvimento da pesquisa, adotou-se o método de pesquisa-ação, observando-se o modo de planejamento do prazo da obra e as principais dificulda-des que contribuem para sua atual situação de atraso. Após a integração da pesquisa bibliográfica e dos dados levantados na pesquisa-ação, como objetivo deste trabalho, foi criada uma proposta com-posta por ações estruturadas em ferramentas e técnicas de monitoramento e controle de prazos do projeto para que possam ser implementadas na obra. Por meio da aplicação prática, será possível ver em uso o que estava sendo proposto, observando-se as consequências práticas para a empresa e para o sucesso do empreendimento.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.