Cultura organizacional e sucessão em um laboratório de análises clínicas
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v11i2.1431Resumo
A trajetória das empresas familiares é marcada pela cultura organizacional que se constitui a partir dos princípios organizacionais instituídos pelos valores de seu fundador. Quando a organização passa por um processo sucessório, muitos conflitos podem ser gerados, especialmente se ocorrer de modo repentino e sem preparação da equipe. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto gerado na cultura organizacional frente ao processo sucessório vivenciado em um laboratório de análises clínicas que atua há mais de 40 anos no município de Passo Fundo/RS. O estudo foi desenvolvido a partir da comparação da percepção dos colaboradores sobre a mudança na gestão. Os dados foram obtidos por meio de um questionário estruturado, o qual foi aplicado no ambiente de trabalho a todos os colaboradores. A percepção dos membros da unidade é positiva quanto ao processo sucessório, sem mudanças bruscas na cultura da organização, sendo de importante destaque que a sucessão ocorra de forma planejada.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.