Aplicações da Manufatura Enxuta: Estudo de Múltiplos Casos
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i1.1997Resumo
O presente artigo visou mostrar alguns fatores, que podem levar as empresas a terem sucesso ou fracasso na tentativa do uso da manufatura enxuta pela realização de um estudo de múltiplos casos onde são apresentadas duas situações de sucesso e três condições de fracasso em uma pesquisa realizada com cinco empresas de grande porte, todas pertencentes ao setor metal mecânico, situados na região entre Campinas e Sorocaba ambos no estado de São Paulo. Os dados foram coletados utilizando-se de uma pesquisa exploratória entre os períodos de janeiro de 2013 a fevereiro de 2015. Os resultados obtidos mostram que os casos bem sucedidos de implantação da manufatura enxuta resultam de ambientes de trabalho mais organizados, padronização das áreas produtivas e áreas de apoio, satisfação dos colaboradores, resultados de produtividade e qualidade do produto final ao passo que as implantações mal sucedidas resultam de um planejamento mal executado e falho que não traz benefícios e acaba por diminuir o moral de seus funcionários, trazer mais desconfianças e frustações influenciando diretamente nos resultados e também na produtividade, ou seja, uma implantação da manufatura enxuta necessita de um trabalho árduo e contínuo e estes procedimentos devem estar alinhados com as missões e os objetivos das empresas e principalmente a manutenção do foco no resultado através da utilização de ferramentas para monitorar e acompanhar o processo de forma sistemática e também a realização de investimentos no sentido de eliminar os desperdícios.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.