Modelagem para avaliação da eficiência técnica de unidades universitárias
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.1143Resumo
Nas instituições de ensino superior, a eficiência técnica tem sido medida por meio de diversos indicadores que, quando usados isoladamente, não levam a uma efetiva conclusão acerca da realidade administrativa destas. Desta forma, este trabalho propõe um modelo de avaliação da eficiência técnica de unidades universitárias de uma instituição de ensino superior (IES) sob as perspectivas de Ensino, Pesquisa e Extensão. A concepção da modelagem foi realizada segundo os pressupostos da Análise Envoltória de Dados (DEA), modelo CCR – produto orientado, a partir da identificação das variáveis mais relevantes para o contexto abordado. A modelagem foi aplicada para a avaliação da eficiência de nove unidades universitárias da Universidade Federal de Santa Maira (UFSM), obtendo-se como resultado a eficiência de cada unidade bem como estabelecendo-se recomendações para as unidades consideradas ineficientes. Ao término deste estudo, verificou-se que é possível medir a eficiência de diversas unidades e consequentemente determinar as metas para melhoria a partir da metodologia utilizada.
Palavras-chave: Análise Envoltória de Dados. Ensino Superior. Eficiência Técnica. Unidades Universitárias.
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