Impacto da política de incentivo regulatório para qualidade do fornecimento de energia na estratégia de investimento no setor elétrico
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i2.1872Resumo
O presente trabalho trata de um estudo multi-casos que tem como objetivo avaliar o impacto da política de incentivos regulatórios para melhoria da qualidade do fornecimento de energia elétrica (Fator Q, implantada pela ANEEL em 2011) na estratégia de investimento do setor elétrico brasileiro. Neste sentido, aplicou-se um modelo de avaliação econômica em duas distribuidoras de energia elétrica com diferentes condições de qualidade do fornecimento. A avaliação foi realizada em dezoito cenários, com e sem Fator Q e com investimento realizado em cada um dos cinco anos do ciclo tarifário de uma das distribuidoras e em cada um dos quatro anos do ciclo tarifário da outra. O resultado indica que o incentivo regulatório (Fator Q) para melhoria da qualidade do fornecimento de energia elétrica não altera de forma significativa a rentabilidade dos investimentos em projetos para este fim. Desta forma, o incentivo regulatório para melhoraria da qualidade do fornecimento de energia elétrica (Fator Q) pode não impactar de forma significativa a estratégia de investimento das distribuidoras de energia elétrica no Brasil.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.