Uma análise das estratégias de manufatura adotadas por seis montadoras da indústria automobilística mundial

Autores

  • Simone Cristina de Oliveira Gobbo UNESP- Universidade Estadual Paulista
  • José de Souza Rodrigues UNESP- Universidade Estadual Paulista
  • José Alcides Gobbo Junior UNESP- Universidade Estadual Paulista
  • José Paulo Alves Fusco UNESP- Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.367

Resumo

No Brasil, o setor automotivo passou por profundas transformações na década de 90, conseqüência da liberação da importação de veículos automotivos e de um intenso processo de transformação nos mercados e nas indústrias instaladas no país. Foram adotados novos processos produtivos no país, como os conceitos de fabricação enxuta, just-in-time e automação/robotização, que ajudaram a elevar a produtividade, mas em contrapartida, reduziram o nível de emprego no setor. Apesar dessa modernização das práticas produtivas, as montadoras instaladas no Brasil empenharam-se para atender as especificidades do mercado brasileiro. Isso levanta a questão sobre a similaridade das estratégias de manufatura adotadas no Brasil em relação às unidades produtivas instaladas nos principais mercados mundiais. Assim, o objetivo geral foi analisar a similaridade nas estratégias de manufatura, desenvolvidas em seis fabricantes de veículos automotores, sendo: Toyota no Japão, Fiat na Itália, Volkswagen na Alemanha e no Brasil e General Motors nos EUA e no Brasil. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e, os dados foram analisados de forma qualitativa. A pesquisa procurou identificar as estratégias de manufatura adotadas pelos principais fabricantes dos países acima citados, elegendo-se uma montadora para representar cada um deles. A pesquisa demonstrou que, atualmente, os processos de fabricação de veículos automotores nas indústrias automobilísticas analisadas nas quatro plantas localizadas nos EUA (GM), Itália (Fiat), Japão (Toyota) e Alemanha (VW), são similares aqueles adotados nas plantas das mesmas empresas (GM e VW) localizadas no Brasil, sendo que a diferença reside nas estratégias de negócios adotadas por cada uma delas. Palavras-chave: indústria automobilística; estratégia de manufatura

Biografia do Autor

Simone Cristina de Oliveira Gobbo, UNESP- Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Ciências Econômicas (2002) e MBA em Gestão e Negócios (2007) pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Tem experiência profissional na área de Economia e Finanças, tendo trabalhado no segmento financeiro de médias e grandes empresas. É profissional certificada pela Associação Nacional dos Bancos de Investimento (ANBID). Atualmente está cursando Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista (FEB/UNESP).

José de Souza Rodrigues, UNESP- Universidade Estadual Paulista

Graduado em Engenharia Mecanica pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (1986), mestre em Engenharia de Produção - COPPE/UFRJ (1991) e doutorado em Engenharia de Produção - COPPE/UFRJ (1998). Professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho desde jan/1995, referee da Revista eletrônica - Produção Online e Editor da Revista GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: jogo de empresas, business game, ensino de engenharia, simulação de ambientes organizacionais e processos. Desenvolveu o software jogo de empresas Mercado Virtual.

José Alcides Gobbo Junior, UNESP- Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Economia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba -UNIMEP (1999), doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV-SP (2004) e pós-doutorado pela Lund University, Suécia (2008). Atualmente é professor doutor da Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), onde coordena o Curso de Especialização em Logística Empresarial (CELOG) e preside a Comissão Permanente de Pesquisa (CPP). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: logística, gestão da cadeia de suprimentos, redes de empresas, estratégia de operações e inovação.

José Paulo Alves Fusco, UNESP- Universidade Estadual Paulista

possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1993), doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1996), pós-doutorado em SCM-Supply Chain Management pela UMIST School of Management (Manchester-UK, 2000), livre-docente em Logística e Cadeias de Fornecimentos pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor titular da Universidade Paulista e professor adjunto livre-docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência e é autor/organizador de vários livros na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Administração da Cadeia de Fornecimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, supply chain, redes de empresas, estratégia de operações e gestão de operações.

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Publicado

2012-02-08

Como Citar

Gobbo, S. C. de O., Rodrigues, J. de S., Gobbo Junior, J. A., & Fusco, J. P. A. (2012). Uma análise das estratégias de manufatura adotadas por seis montadoras da indústria automobilística mundial. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (3), 11. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.367

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