Processos de produção e trabalho no Arranjo Produtivo Local calçadista de Nova Serrana

Autores

  • Heloisa Nazaré Santos Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v8i2.790

Resumo

A indústria calçadista de Nova Serrana surgiu nos anos vinte, quando a cidade era conhecida apenas como ponto de parada de retirantes do Nordeste e de boiadeiros, e também como rota de tropeiros que desciam para o sul para vender gado. Na época, a cidade não produzia calçados, limitando-se a realizar consertos em botas e celas. Atualmente, a cidade se destaca no setor calçadista brasileiro em volume de produção e vendas. Este trabalho apresenta e analisa o Arranjo Produtivo Local (APL) do setor calçadista da cidade de Nova Serrana, identificando suas principais características e seu funcionamento atual, por meio de entrevistas e consulta a relatórios técnicos. Ainda apresenta os novos processos de produção e trabalho implementados para atender o APL, buscando maior produtividade e competitividade. Após a pesquisa, concluiu-se que as empresas tornaram-se mais eficientes em seus processos de produção e trabalho, ganhando maior credibilidade no mercado e atribuindo inovações na tecnologia após a consolidação do APL de Nova Serrana.

Biografia do Autor

Heloisa Nazaré Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestra em Engenhara de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no ano de 2009, com trabalho realizado na linha de pesquisa Metodologia do Projeto e Gestão do Design . Graduada em Desenho Industrial pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (1986), e Educação Artística pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1998) Atualmente exerce o cargo de professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Faculdade Estácio de Sá, onde leciona disciplinas para os cursos de Design de Produto e Moda . É pesquisadora do Laboratório Integrado de Design e Engenharia do Produto do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É tutora no Programa de Pós-graduação (lato sensu) Especialização em Artes Visuais: Cultura & Criação, que é ofertado no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC-MG. Atua ainda como professora voluntária no Instituto Yara Tupynambá, localizado na cidade de Belo Horizonte (MG), lecionando disciplinas em cursos de curta duração voltados para a arte e a moda. As áreas de atuação e de interesse são respectivamente: moda, design, indústria calçadista, vestuário, projeto do produto, ecodesign e sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2013-05-23

Como Citar

Santos, H. N. (2013). Processos de produção e trabalho no Arranjo Produtivo Local calçadista de Nova Serrana. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 8(2), 55. https://doi.org/10.15675/gepros.v8i2.790

Edição

Seção

Artigos