Avaliação de maturidade em gestão de projetos: estudo de caso de um projeto automotivo
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v34i2.1037Resumo
Este trabalho apresenta um estudo de caso acerca de em um projeto do setor automotivo cujo escopo foi o desenvolvimento e a implantação de um novo modelo de automóvel em linha de produção. O objetivo do estudo foi o de diagnosticar o nível de maturidade da empresa com relação ao gerenciamento deste empreendimento. A pesquisa, de caráter exploratório-descritivo, com aplicação de questionários, permitiu uma análise do grau de maturidade a partir dos dados coletados. Foram utilizados os modelos de maturidade OPM3, PMMM e MMGP como ferramentas para esta avaliação. Os três modelos apresentaram resultados similares, apontando que o projeto encontra-se no início do mais alto estágio de maturidade. Também foi possível apontar melhorias, como a padronização de documentos e ferramentas, para que a empresa continue a progredir em relação aos processos de gerenciamento de projetos empregados atualmente. O trabalho compara os modelos de maturidade utilizados, destacando as características de cada um deles, bem como as particularidades de seus resultados. Ratifica-se neste trabalho a importância dos modelos de maturidade como ferramenta não somente capaz de medir o nível das práticas adotadas pelas organizações em gerenciamento de projeto, mas também capaz de apontar caminhos a serem seguidos para se agregar melhorias.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.