Gestão da Cadeia de Suprimentos de Serviços: uma análise das atividades operacionais logísticas de empresas exibidoras de filmes de longa-metragem de Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v9i3.1050Resumo
A despeito da importância do setor de serviços e da existência de certas especificidades na gestão da cadeia de suprimentos neste setor, muitos trabalhos relacionados a este tema abordam apenas organizações industriais. Neste contexto, dada a relevância deste tema, este artigo analisa as atividades operacionais logísticas de organizações de serviços voltadas ao mercado cultural. O mesmo analisa essas atividades no mercado exibidor de filmes de longa-Diante da importância do setor de serviços e da existência de certas especificidades na gestão da cadeia de suprimentos neste setor, este artigo tem como objetivo apresentar as atividades e práticas operacionais logísticas de organizações de serviços voltadas ao mercado cultural.Para tanto, o estudo de múltiplos casos foi realizado em três empresas exibidoras de filmes de longa-metragem localizadas em Belo Horizonte-MG. Três fontes de dados foram utilizadas: análise documental e entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelas empresas exibidoras e com especialistas em audiovisual. A partir destes dados, as atividades operacionais logísticas relacionadas à coordenação dos processos para a aquisição dos insumos, planejamento e entrega dos serviços foram identificadas pelo trabalho. Dada a intangibilidade e simultaneidade entre o consumo e a produção dos serviços analisados, as empresas pesquisadas reportaram grande dificuldade para a previsão da demanda e para o planejamento e controle da capacidade produtiva.
Palavras-chave: Gestão da Cadeia de Suprimentos. Organizações de Serviços. Exibidoras de Filmes.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.