Análise da evolução das ações de logística reversa de pós-venda e pós-consumo realizada pelo setor brasileiro de energia elétrica nos anos de 2009 a 2011
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v9i4.1127Resumo
Este estudo objetiva analisar a evolução das ações de logística reversa de pós-venda e pós-consumo realizada pelo setor brasileiro de energia elétrica nos anos de 2009 a 2011. A metodologia abordada incluiu pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva, quantitativa e documental. Neste estudo, selecionaram-se uma amostra de 15 empresas do setor brasileiro de energia, que se baseou na análise de conteúdo proveniente dos relatórios de sustentabilidade extraídos dos websites das empresas, referentes aos anos de 2009 a 2011. Após a coleta dos dados, procedeu-se a análise de 48 indicadores nos relatórios. Com base nas pontuações encontradas, procedeu-se a uma análise comparativa entre os níveis de divulgação de logística reversa. Observou-se que, nas 15 empresas analisadas, a presença de ações de logística reversa é evidenciada no ano de 2011, demonstrando um resultado global no decorrer dos três anos. Dentre os setores apresentados, observou-se que a distribuição, obteve maior destaque no ano de 2011, apresentando um aumento na presença de indicadores de pós-consumo, evidenciando um resultado ótimo.
Palavras-chave: Evidenciação. Logística Reversa de Pós-Venda. Logística Reversa de Pós-Consumo. Setor Brasileiro de EnergiaElétrica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.