Práticas sustentáveis ambientais utilizadas no setor de pós-vendas em concessionárias de veículos leves: um estudo de multicasos
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v10i1.1206Resumo
Atualmente, a preocupação com o meio ambiente leva as empresas em nível global a se preocuparem com a sua interação no meio onde estão inseridas, isso traz a necessidade de se adequarem, utilizando medidas que reduzam ou, até mesmo, eliminem quaisquer impactos ambientais provenientes de suas atividades. Deste modo, o presente artigo tem como objetivo analisar as práticas de sustentabilidade ambiental utilizadas no setor de pós-vendas das concessionárias de Santa Maria-RS. Para isso, utilizou-seuma pesquisa descritiva, bibliográfica, optando por estudos multicasos em uma amostra de cinco concessionárias que possuem sede ou filial nesta cidade. Entre os principais resultados, destaca-seque todas as concessionárias analisadas fazem uso de algum tipo de prática sustentável, aplicando métodos e ferramentas em suas atividades. Dentre tais práticas, cita-se o uso de caixas separadoras, impermeabilidade do solo, economia de energia elétrica, coleta seletiva etc. É necessário ressaltar essas iniciativas sustentáveis ambientais adotadas em meio às atividades empresariais mesmo com altos custos e dificuldades de implantação.
Palavras-chave: Sustentabilidade. Gestão Ambiental. Serviço Pós-venda. Concessionária de Veículos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.