Previsões para a série de tempo Canadian Lynx usando método que combina redes neurais artificiais, encolhimento e decomposição wavelet
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v10i4.1249Resumo
A previsão de séries temporais é largamente utilizada nas diversas áreas do conhecimento humano, principalmente no planejamento e direcionamento estratégico das empresas. O sucesso desta tarefa depende das técnicas de previsões aplicadas. Neste artigo, é proposta uma metodologia híbrida para se projetar séries temporais. Para a validação da metodologia foi escolhida uma série de tempo já modelada por outros autores, possibilitando a comparação dos resultados. A metodologia proposta integra as seguintes técnicas: encolhimento wavelet, decomposição wavelet de nível r e redes neurais artificiais (RNAs). Primeiramente, uma série temporal a ser prevista é submetida ao método de filtragem wavelet proposto, o qual a decompõe em componentes de tendência e de resíduo linear. Em seguida, ambas são decompostas via decomposição de nível r, gerando, para cada uma, r+1 componentes wavelet (CWs); e, em seguida, cada CW é individualmente modelada por uma RNA. Finalmente, as previsões para todas as CWs são linearmente combinadas, produzindo as previsões para a série temporal supracitada. Para avaliá-lo, a série temporal de Canadian Lynx foi usada e todos os resultados alcançados pelo método proposto foram melhores do que outros existentes na literatura.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.