Aplicação da simulação empresarial no ensino da graduação

Autores

  • Fernando Porfírio Soares de Oliveira
  • Renata Laise Reis de Souza
  • Josué Vitor e Medeiros Júnior
  • Miguel Eduardo Moreno Anez

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.131

Resumo

A proposta desenvolve atividades didáticas metodológicas, em busca da fixação do conteúdo lecionado em sala de aula e a distância, através da utilização de softwares de simulação, como ferramenta de apoio ao ensinoaprendizagem. Conseqüentemente, busca-se estimular o pensamento sistêmico, disponibilizando não apenas a simulação em si, em sala de aula e/ou na educação a distância, mas numa estrutura que possibilite aos alunos entenderem como as inter-relações determinam o comportamento dos sistemas organizacionais e como suas decisões, em parte específicas do sistem,a impactam em outras partes, no tempo e no espaço. Com isso, caminha-se em direção a uma prática pedagógica baseada na educação sistêmica, em que alunos possam não apenas assimilar conceitos, mas interagir com estes conceitos, questionar seus pressupostos e decisões, principalmente num exercício de experimentação baseado na construção e reconstrução de modelos de simulação de uma determinada “realidade”, caracterizada pela complexidade dinâmica. A metodologia se sustenta no processo de modelagem das realidades organizacionais proposto em Sterman (2000). Palavras-chaves: dinâmica de sistemas, simulação empresarial, educação sistêmica, modelagem de sistemas, ensino de engenharia da produção.

Downloads

Publicado

2007-04-01

Como Citar

Soares de Oliveira, F. P., Reis de Souza, R. L., e Medeiros Júnior, J. V., & Anez, M. E. M. (2007). Aplicação da simulação empresarial no ensino da graduação. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (1), Pag. 43. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.131

Edição

Seção

Artigos