Aplicação da simulação empresarial no ensino da graduação
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.131Resumo
A proposta desenvolve atividades didáticas metodológicas, em busca da fixação do conteúdo lecionado em sala de aula e a distância, através da utilização de softwares de simulação, como ferramenta de apoio ao ensinoaprendizagem. Conseqüentemente, busca-se estimular o pensamento sistêmico, disponibilizando não apenas a simulação em si, em sala de aula e/ou na educação a distância, mas numa estrutura que possibilite aos alunos entenderem como as inter-relações determinam o comportamento dos sistemas organizacionais e como suas decisões, em parte específicas do sistem,a impactam em outras partes, no tempo e no espaço. Com isso, caminha-se em direção a uma prática pedagógica baseada na educação sistêmica, em que alunos possam não apenas assimilar conceitos, mas interagir com estes conceitos, questionar seus pressupostos e decisões, principalmente num exercício de experimentação baseado na construção e reconstrução de modelos de simulação de uma determinada “realidade”, caracterizada pela complexidade dinâmica. A metodologia se sustenta no processo de modelagem das realidades organizacionais proposto em Sterman (2000). Palavras-chaves: dinâmica de sistemas, simulação empresarial, educação sistêmica, modelagem de sistemas, ensino de engenharia da produção.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.