Gestão por processos de negócios em uma empresa de pesquisa e desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.136Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a implementação e o estágio evolutivo da gestão por processos de negócios, na Instrumentação Agropecuária, um dos 40 centros de pesquisa e desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA. Analisa-s, tanto teórica como praticamente, o relacionamento dos processos de negócios com a estratégia empresarial, as mudanças organizacionais e os estágios evolutivos das organizações, rumo à gestão por processos de negócios. Uma vez consciente do estágio evolutivo em que se encontra, uma determinada organização tem condições de planejar mudanças de natureza estratégica e organizacional. O estudo de caso foi realizado por meio da análise de documentos e relatórios, da realização de entrevistas com gerentes e funcionários da empresa, e da própria participação do primeiro autor deste artigo, no planejamento e implementação da gestão por processos de negócios no centro de pesquisa e desenvolvimento investigado. A organização estudada encontrase em um estágio evolutivo intermediário, rumo à gestão por processos de negócios. As resistências apresentadas a esse novo modelo de gestão estão sendo reduzidas pela incorporação dos conceitos e do maior conhecimento sobre a abordagem de processos, por parte dos executivos e funcionários. A profundidade da análise realizada no estudo de caso permitirá a realização de pesquisas mais estruturadas em maiores amostras de empresas. Palavras-chave: gestão por processos de negócios, estratégia empresarial, planejamento estratégico, estrutura organizacional, mudança organizacional, estágios evolutivos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.