Análise crítica da aplicação de métodos estatísticos em processos definidos por dados que não apresentam distribuição normal
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.143Resumo
Este artigo apresenta uma análise crítica da utilização de determinadas ferramentas da Qualidade e de alguns procedimentos em Engenharia de Produção, nos casos em que os dados estatísticos coletados não se apresentam normalmente distribuídos. O problema geral, aqui identificado, diz respeito à ocorrência de decisões questionáveis, tomadas a partir da análise de dados, considerados normais. A justificativa primordial para este estudo reside na relevância da análise dos dados durante sua coleta e tratamento em trabalhos científicos, nos mais variados níveis. Os principais objetivos deste artigo são: apresentar alguns exemplos relacionados ao Controle Estatístico de Processo e à Metodologia Seis Sigma que possam induzir as conclusões duvidosas devido à adoção incorreta de “normalidade”; propor revisão crítica efetuando as transformações de Box-Cox e/ou Johnson; e, finalmente, discutir as conclusões e decisões estabelecidas, através da comparação entre os dados originalmente coletados e os dados transformados. Palavras-chave: Métodos estatísticos; Dados não normais, Transformação de dados.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.