Análise estratégica da manutenção de uma linha de fabricação metal-mecânica baseada em cálculos de confiabilidade de equipamentos
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.157Resumo
Este trabalho relata uma análise estratégica da manutenção de uma linha de produção, com base em estudos de confiabilidade sistêmica e de equipamentos individuais. Inicia-se descrevendo algumas das características do uso da confiabilidade na manutenção industrial e, a seguir, se descreve um estudo de caso realizado em manufatura, aplicando técnicas de confiabilidade para a formulação de estratégias de manutenção da fábrica. Com base nos resultados obtidos, robustece-se o método, identificam-se requisitos para sua aplicação e concluise sobre o uso da confiabilidade como teoria subjacente ao processo de formulação de estratégias de manutenção. Também, fazem-se considerações, ligando objetivos de uma estratégia de manutenção com os objetivos de uma estratégia de manufatura, que, por sua vez, deve contribuir para a obtenção dos objetivos de negócio da empresa. Palavra-chave: Estratégia de manutenção; Estudo de caso em manutenção; Confiabilidade em manutenção industrial; Confiabilidade de equipamentos; Análise de Weibull em manutenção.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.