COMPETITIVIDADE EM REDE DE EMPRESAS: PROPOSTA DE FERRAMENTA QUE PERMITE ANALISAR A IMPORTÂNCIA DE FATORES RELACIONADOS À COMPETITIVIDADE NAS REDES
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.16Resumo
Perante o ambiente concorrencial hipercompetitivo, que apresentam novos desafios para as empresas que nele atuam, e a exigência de respostas rápidas e eficientes em função de suas constantes transformações, uma das principais características observadas foi a transição da eficiência individual pela busca da eficiência coletiva. Neste contexto, a necessidade de trocar rapidamente recursos e informações entre as organizações tem estimulado a formação de redes interorganizacionais entre empresas. A estruturação desse tipo de arranjo organizacional tem o intuito melhorar a competitividade das empresas que nele se inserem, seja para sobreviverem neste ambiente hipercompetitivo seja para conquistarem novos mercados. Este artigo tem por objetivo propor uma ferramenta de pesquisa que auxilie no estudo dessas redes. Esta ferramenta busca identificar quais fatores são importantes para a competitividade das redes de empresas. Palavras-Chave: Competitividade; Redes de Empresas; Alianças Estratégicas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.