COMPETITIVIDADE EM REDE DE EMPRESAS: PROPOSTA DE FERRAMENTA QUE PERMITE ANALISAR A IMPORTÂNCIA DE FATORES RELACIONADOS À COMPETITIVIDADE NAS REDES

Autores

  • Kleber Luiz Nardoto Milaneze
  • Mário Otávio Batalha

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.16

Resumo

Perante o ambiente concorrencial hipercompetitivo, que apresentam novos desafios para as empresas que nele atuam, e a exigência de respostas rápidas e eficientes em função de suas constantes transformações, uma das principais características observadas foi a transição da eficiência individual pela busca da eficiência coletiva. Neste contexto, a necessidade de trocar rapidamente recursos e informações entre as organizações tem estimulado a formação de redes interorganizacionais entre empresas. A estruturação desse tipo de arranjo organizacional tem o intuito melhorar a competitividade das empresas que nele se inserem, seja para sobreviverem neste ambiente hipercompetitivo seja para conquistarem novos mercados. Este artigo tem por objetivo propor uma ferramenta de pesquisa que auxilie no estudo dessas redes. Esta ferramenta busca identificar quais fatores são importantes para a competitividade das redes de empresas. Palavras-Chave: Competitividade; Redes de Empresas; Alianças Estratégicas.

Downloads

Publicado

2005-11-01

Como Citar

Milaneze, K. L. N., & Batalha, M. O. (2005). COMPETITIVIDADE EM REDE DE EMPRESAS: PROPOSTA DE FERRAMENTA QUE PERMITE ANALISAR A IMPORTÂNCIA DE FATORES RELACIONADOS À COMPETITIVIDADE NAS REDES. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (1), Pag. 26. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.16

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)