Avaliação sistêmica dos impactos sociais da produção da soja para biocombustíveis em Porto Nacional – TO
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i1.1613Resumo
A crise energética atual atinge toda sociedade e aponta para uma mudança no uso e na dependência dos combustíveis fósseis. A atual forma de uso desses combustíveis aponta para a escassez dessa fonte de energia e ao mesmo tempo para o desenvolvimento de outras fontes. Dentre essas está o biodiesel feito a partir do óleo vegetal, onde a soja vem despontando como matéria – prima mais usada na região central do Tocantins. Entretanto, a geração de biodiesel a partir da soja gera impactos socioeconômicos e ambientais. Esses afetam a sociedade direta e indiretamente, sendo as vezes desconhecidos ou ignorados pelos atores envolvidos. Nesse sentido, a presente dissertação objetiva, através do pensamento sistêmico, analisar os impactos sociais gerados a partir da produção de biocombustíveis tendo como matéria - prima a soja no município de Porto Nacional - TO. Para se atingir o objetivo, foi realizado um levantamento de dados bibliográficos, realizadas entrevistas com os atores envolvidos e construída uma estrutura sistêmica. Como resultado, foram diagnosticados os impactos sociais através da relação direta e inversamente proporcional entre as variáveis encontradas durante as entrevistas e a revisão bibliográfica. A aplicação do pensamento sistêmico na identificação dos impactos sociais se mostrou eficiente, permitindo uma visão das relações entre os impactos encontrados e não apenas uma observação superficial.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.