Aplicação da abordagem QRM em uma empresa do setor químico
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i2.1656Resumo
A abordagem Quick Response Manufacturing (QRM) tem como principal objetivo a redução de lead time em organizações cujo ambiente possui uma grande variedade de produtos. Com a evolução dos paradigmas de produção e considerando o contexto atual no qual as organizações estão inseridas é cada vez mais crescente a necessidade de competição com ênfase em tempo. Desta forma, a presente pesquisa teve como foco investigar as principais causas de lead times longos em uma empresa do setor químico a fim de minimizá-los. Deste modo, a pesquisa teve início com a revisão bibliográfica sobre o tema QRM; a segunda parte da pesquisa foi composta por um estudo de campo e contou com a utilização do programa de simulação computacional MPX. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram a eficácia da aplicabilidade de conceitos oriundos do QRM para a redução de lead time, permitindo a possibilidade de redução de cerca de 50% do lead time. O presente trabalho apresenta contribuições para a teoria acerca do tema, colaborando para a divulgação do assunto que é relativamente escasso no Brasil.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.