Modelagem e simulação como instrumento de apoio às tomadas de decisão e mudança de cenário para melhoria na produtividade: o caso de uma mineração
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i3.1704Resumo
Modelagem e simulação computacional de eventos discretos de processos industriais ganham papel de destaque pela capacidade de análise e aprimoramento da gestão das atividades gerando vantagem competitiva para as organizações. Embora sejam encontrados alguns estudos envolvendo simulação na área de mineração, percebem-se incontáveis oportunidades de aplicação em suas subáreas para auxiliar gestores nas tomadas de decisão. Assim, este trabalho apresenta o processo de carregamento e transporte de material em uma mineração a céu aberto no intuito de gerar um modelo de simulação que represente bem o sistema e propor melhorias na composição dos equipamentos de transporte e carga utilizados na mina. O modelo foi desenvolvido no software de simulação de eventos discretos Arena e validado para permitir a criação de cenários alternativos em busca de melhorias operacionais. A melhor alternativa decorreu do cenário que projetou a substituição de um veículo alugado por um de frota própria delineando ganho anual na ordem de R$ 3,8 milhões,pelo ganho expressivo na produção e redução no custo com contratado ter compensando o acréscimo do custo pela frota própria. O modelo computacional com suas inúmeras particularidades foi reproduzido com êxito permitindo exercitar soluções a baixo custo e sem inferência ao sistema real, destacando-se como ferramenta fundamental para perpetuar a competitividade da empresa.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.