Heurísticas frugais e parciais como referencial de apoio às decisões estratégicas
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.183Resumo
O objetivo do trabalho foi discutir a construção e a utilização de referencial heurístico como ferramenta de apoio às decisões estratégicas. A heurística, neste caso, se aproxima de mapas cognitivos. O termo frugal representa aquilo que é simples e o termo parcial refere-se à leitura de parte dos aspectos que interferem no fenômeno. A metodologia adotada foi o estudo de casos de inovação tecnológica no contexto universitário. A identificação de fatores críticos deu lugar à heurística frugal e parcial CPR (Cultura, Processos e Recursos). Pretendeu-se incorporar em cada um destes vértices, características que podem interferir em processos de inovação dessa natureza e oferecer embasamentos significativos de apoio à decisão estratégica de gestores da área. Concluiu-se que, embora a metodologia da geração de heurística apresente importantes limitações, o seu uso como ferramenta de auxílio, em contextos específicos, pode ser uma forma de despertar a experiência cognitiva internalizada. Palavras-chave: Heurística; Estratégia; Estudo de Caso; Tomada de decisão.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.