A avaliação do Transportation Management System nas operações logísticas de uma empresa de bebidas
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i2.1831Resumo
As empresas fazem investimentos em Tecnologia da Informação (TI) com o objetivo de obter vantagens no alinhamento dos sistemas de TI ao negócio da empresa. Esse alinhamento revela o desempenho das organizações e gera um aumento de sua competitividade, além de melhorar os resultados dos projetos de implantação dessas tecnologias. As operações logísticas são outra fonte de vantagens competitivas, mas, quando suportadas pelas TIs, têm melhores resultados. O objetivo geral do artigo é avaliar a TI em uma empresa produtora de bebidas no Brasil, em suas operações de transporte entre fábricas e centros de distribuição (CDs). Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na qual foram levantados atributos na literatura sobre avaliação de TI e SI, por meio de uma bibliometria com um conjunto de palavras-chave, nas bases Scopus e ISI. A abordagem utilizada foi a qualitativa, o método foi o estudo de caso, duas entrevistas semiestruturadas com os gerentes de TI e de transportes e suprimentos da empresa. A contribuição do Transportation Management Ssystem (TMS) está na substituição dos processos manuais, agilizando a troca de informação, a velocidade na liberação da frota e fornecendo informações precisas às operações logísticas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.