Uma revisão de literatura sobre inovação relacionada a sistemas produto-serviço
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i2.1863Resumo
O desafio de constantes mudanças no ambiente de negócios, no crescimento populacional, bem como nas alterações na legislação e nos padrões de consumo conduzem as empresas a buscarem soluções mais sustentáveis e que atendam às necessidades cada vez mais específicas dos consumidores. Abordagens denominadas como Sistemas Produto-Serviço (Product-service Systems - PSS) têm sido consideradas como uma resposta inovadora a esse desafio, por apresentarem soluções completas, com produtos físicos e serviços que trazem benefícios aos consumidores e fornecedores, ao mesmo tempo em que otimizam recursos e mitigam impactos ambientais. A partir de uma revisão sistemática da literatura, aspectos relevantes sobre a inovação de sistemas tradicionais para modelos PSS são apresentados e discutidos. Tais aspectos compreendem os métodos de transição para PSS, fatores que influenciam na transição, métodos para avaliação do PSS, bem como os facilitadores a sua implementação. Os resultados demonstram fatores indispensáveis para implementação do PSS, tais como: compreensão dos conceitos do PSS, participação dos diversos stakeholders, organização interna com conhecimento de serviços e inserção da dimensão social. Finalmente, são apresentadas sugestões para trabalhos futuros, a partir das lacunas de pesquisa identificadas e limitações dos estudos existentes.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.