Stakeholders em sistemas produto - serviço: uma análise inicial da literatura
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v16i4.2347Resumo
Objetivo – Os principais desafios para adoção de sistemas produto-serviço incluem a definição das necessidades, engajamento, coordenação, colaboração e satisfação de diferentes stakeholders envolvidos no ciclo de vida desses sistemas. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo responder as seguintes questões de pesquisa: Quais os papeis dos stakeholders nos sistemas produto-serviço? Quais as barreiras à colaboração entre os stakeholders e práticas existentes na literatura para superá-las? O objetivo do presente trabalho é então endereçar as questões de pesquisa com base em uma revisão de literatura.Desenho/metodologia/abordagem - Para desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma revisão sistemática da literatura que considera a análise bibliométrica e análise de conteúdo.
Resultados - Os resultados encontrados demonstram que este tema ainda é relativamente pouco explorado na literatura de sistema produto-serviço, o que contribui para a formação de uma visão fragmentada do papel dos stakeholders e sua relação com o sucesso desses sistemas.
Originalidade/valor - O trabalho identifica os principais stakeholders e seus respectivos papeis, alerta sobre as principais barreiras à colaboração e sugere algumas práticas para evitá-las ou mitigá-las.
Palavras-chave - Sistema Produto-Serviço; Stakeholders; Revisão de Literatura.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.